Muitas pessoas acham que, por terem pelos, cães e gatos não passam frio no inverno. No entanto, todos os animais de estimação, incluindo peixes, aves e outros, precisam receber cuidados especiais nesta época do ano para que não sofram e nem fiquem doentes.
Animais ficam gripados?
Os pets, assim como nós, também contraem doenças respiratórias. A doença pode ser causada por vírus, bactérias e até fungos, que levam a crises de tosse semelhante a engasgos. Outros sintomas comuns são espirros, secreção nasal ou ocular, febre, apatia e falta de apetite.
Como proteger os animais do frio
Além das vacinas anuais específicas para a prevenção deste tipo de doença, os bichos de estimação requerem cuidados redobrados no inverno para que não fiquem expostos às baixas temperaturas e correntes de ar.
Mantenha o bichano em local protegido do frio, em área coberta. Se você dá banho no seu gato ou cachorro em casa, tome cuidado com a friagem. Procure fazer isso no horário mais quente do dia e secar o animal logo na sequência.
Se quiser vesti-lo, opte por roupinhas de tecidos naturais e fique muito atenta ao estilo da peça, que deve ser confortável. Deixe sempre disponível um pote com água potável fresca para amenizar o tempo seco e, em casos extremos, coloque panos molhados ou umidificador de ar no ambiente em que seu bichinho fica.
Vale a pena investir em caminhas e casinhas mais quentes nesta época do ano.