Blog

A importância da castração em cães e gatos

A importância da castração de cães e gatos está relacionada com o controle populacional dos animais domésticos. Sendo que, muitas vezes, os animais são abandonados na rua por causa da falta de condições do seu antigo tutor. Isso, além de ser uma tamanha crueldade com os animaizinhos, também pode resultar em doenças transmissíveis para humanos, que são as zoonoses, já que esses animais são deixados à mercê da própria sorte em terrenos impróprios para sua criação.

Algumas raças de cachorros transmitem mais doenças que outras. Há algumas raças que têm o hábito de comer fezes (coprofagia). Essa mania pode resultar em várias doenças caninas e também em doenças transmissíveis para os humanos, ainda mais se o pet for abandonado nas ruas. Por isso, se não tiver a intenção de cuidar dos filhotes, castre seu animal. Porque já existem muitos animais para adoção.

Cirurgia de castração de cães e gatos fêmeas

A cirurgia para castração de cães e gatos fêmeas é a Ovário-Histerectomia. Nessa cirurgia, o animal doméstico leva uma anestesia geral e são retirados o útero, as tubas uterinas e os ovários. Após essa cirurgia, é necessário manter o animal sob cuidados do Médico Veterinário, além de ser necessário efetuar várias limpezas no local da cirurgia com produtos adequados.

No período pós-operatório é essencial colocar um colar elizabethano (aqueles que parecem cones e cobrem a cabeça do animal), para evitar que seu pet morda e rompa os pontos da cirurgia. Caso isso aconteça, pode acarretar em complicações para seu amiguinho.

A importância da castração nesse caso está no fato de evitar ninhadas indesejadas, além de reduzir as chances de o animal ter doenças, como tumor de mama, acúmulo de pus no útero, entre outras. Além de evitar o aparecimento de machos no seu quintal.

Cirurgia de castração de cães e gatos machos

Na cirurgia dos animais domésticos machos, os testículos dos pets são retirados, porém, a bolsa escrotal dos mesmos é preservada. Para esse procedimento, é essencial a anestesia geral.

Os cuidados pós-operação dos machos são bem parecidos com os das fêmeas, porém, o uso do colar elizabethano é aconselhável apenas para animais mais estressados.

Fonte: http://www.equilibriototalalimentos.com.br/artigos/castracao-caes-e-gatos.html

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn